A Associação Paranaense de Hepatologia – APH, foi fundada em 04 de novembro de 1982, sob o nome de Núcleo Paranaense de Hepatologia (NPH). Somos uma sociedade civil sem fins lucrativos, que atua no âmbito do Estado do Paraná, com as seguintes principais finalidades:
A Associação Paranaense de Hepatologia foi criada em 4 de novembro de 1982, com o nome de Núcleo Paranaense de Hepatologia, durante a primeira Jornada Paranaense de Hepatologia que contou com a presença de colegas de outros estados entre eles do presidente na época da Sociedade Brasileira de Hepatologia Dr Roberto Daher e ainda dos colegas de Porto Alegre e Florianópolis, Dr Jorge Pereira Lima e Waldomiro Dantas, respectivamente.
Na ocasião foi eleita uma diretoria provisória tendo como presidente Dr Marcial Carlos Ribeiro, vicepresidente Dr Trajano Reis Cavalcante Filho, secretário Dr Ruddy Facci e tesoureiro Dr Roberto Hoffmann. Houve uma determinação para que em seis meses o Nucleo fosse efetivado e houvesse a criação de uma diretoria definitiva.
Congregar profissionais da área de saúde do Paraná e outros estados, interessados em fomentar o progresso, o aperfeiçoamento e a difusão da hepatologia.
Defender os interesses de seus membros.
Promover e particitar de congressos e outras reuniões científicas referentes à especialidade, divulgando e encorajando o aprimoramento profissional através de cursos de atualização.
Realizar estudos próprios e especializados em hepatologia.
Desenvolver intercâmbio com a Sociedade Brasileira de Hepatologia e com outras entidades afins.
Assessorar o poder público quando solicitada em questões de saúde pública e educação relacionadas à hepatologia.