Notícias

Recentes dúvidas sobre o tratamento atual da Hepatite C no Brasil!

24/07/2018


Quantos tratamentos estarão disponíveis para hepatite c em 2018 ? Tratamento para hepatite C será somente com sofosbovir (genérico) e daclatasvir?

Dia 5 de julho de 2018, no Jornal Estado de São Paulo, foi referido pela diretora do Departamento de IST, HIV/aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Dra Adéle Benzaken, redução das metas de tratamento da Hepatite C para este ano, para 19 mil contra os 50 mil tratamentos previamente prometidos. Justificou a alteração pelo atraso na publicação do Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas (PCDT) em Hepatite C, documento indispensável para início do processo de compras.

Dias após, de forma extra oficial, foi questionado por inúmeros colegas médicos; familiares e portadores Hepatite C; bem como ONGs, a realização dia 11/7/2018 de uma reunião coordenada pela Dra Adéle, com representantes do Ministério da Saúde, Departamento IST do HIV(AIDS) e Hepatites Virais e Indústrias Farmacêuticas. Reunião que teria resultado em um retrocesso no atual PCDT, pois teria deliberado pela aquisição de somente um esquema de tratamento para hepatite C, com Sofosbuvir(genérico)+Daclatasvir, em detrimento dos demais medicamentos já aprovados, sendo que se desconhece estudos clínicos adequados com medicamento genérico.

Dia 18 de julho de 2018, a Sociedade Brasileira de Hepatologia, Sociedade Brasileira de Infectologia e também a Associação Paulista de Estudos do Fígado, encaminharam cartas ao Ministério da Saúde, solicitando reunião presencial com o Comitê Técnico Assessor do DIAHV ou representante das Sociedades, manifestando enorme preocupação com as consequências destas possíveis alterações e ainda estão aguardando resposta.

 


Compartilhe Essa História, Escolha a Sua Plataforma!

<< Voltar

 

hidea.com - agência web
Copyright © APH - todos os direitos reservados